-
Arquitetos: Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados
- Área: 100 m²
- Ano: 2005
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pedido de um jovem casal foi o projeto de uma casa ateliê para fazer esculturas de madeira e pinturas. Localizada num bosque na margem do lago Pirihueico.
A proposta busca criar um refúgio acolhedor e luminoso que habita a natureza do lugar. Formalmente, se assimila à imagem das construções do sul chileno com grandes coberturas e um volume de simples geometria. Esta forma não é um capricho já que está fundada no clima extremo de invernos rigorosos e verões chuvosos, no entanto, esta colaborou na preservação da fantástica natureza local.
Portanto o projeto surge como um envelope hermético que abriga um grande espaço para o ateliê, o qual possui duas importantes janelas para o leste, a primeira é uma fenda que acompanha a rampa de acesso para o ateliê, onde nos dias chuvosos a água proveniente da cobertura principal corre por ela. Logo, esta mesma janela, quando dentro do ateliê, recorta os troncos das árvores e enquadra o lago. A outra é uma claraboia que ilumina o espaço principal.
Os outros espaços habitáveis são um pequeno dormitório e um banheiro que por sua disposição desfrutam da paisagem somente através do coração do projeto, o ateliê. A privacidade, quando necessária, é realizada através de uma porta de correr.
A única relação física com o exterior acontece através de um muro que se abate, convertendo-se num terraço, a razão disto é que são raros os dias nos quais é possível desfrutar a natureza diretamente, assim não é necessário criar um espaço específico para isto.